terça-feira, novembro 02, 2004

Edmund Burke, "Sites" e Textos

Importante texto de síntese sobre a tese de O´Brien, que afirma o catolicismo burkeano como principal motivação da sua acção política, da autoria de Mark C. Henry. Reflecte sobre a plausibilidade da tese de uma forma politologicamente inteligente e sucinta!
Um texto obrigatório para burkeanos e detractores!

Página obrigatória é a da Edmund Burke Society, alojada no site de um dos seus maiores cultores (e obrigatório conservador politicamente correcto) Russell Kirk.
Saliente-se que os links de muitas das obras do autor anglo-irlandês estão na directoria Google, de modo a permitir o acesso a todos os que se interessarem.
Deve notar-se a extraordinária obra "Reflexões Sobre a Revolução em França", editada pela Universidade de Harvard, que se encontra dividida salomonicamente de 24 em 24 parágrafos, de modo a facilitar a referência...

Sobre uma perspectiva liberal-economicista do autor deve observar-se o texto de Linda C. Raeder, que apesar de erros de perspectiva, possui uma visão interessante e politicamente correcta do liberalismo de Burke, que procura identificar com a doutrina liberal de Locke e Hayek...

Ainda, como referência terciária, encontramos uma página de opiniões de pensadores sobre a obra do "pai da reacção". Autores que vão de Marx a Fukuyama.
Pena que não se encontre em lado algum os escritos do "jovem Marx" onde o jovem, ainda não socialista-científico, louvava o comunitarismo do Whig de Beaconsfield... Aqui só temos a reflexão no "Das Capital".
Realce-se ainda a sempre importante do Professor Harvey Mansfield (autor do texto sobre Burke na mais recente edição da History of Political Philosophy de Strauss e Cropsey), eminente straussiano (de matiz maquiavélica) e conhecedor interessado do autor.

Sem comentários: